Órgão disponibiliza profissional com formação em Língua Brasileira de Sinais
Criado oficialmente em fevereiro deste ano, o Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE), órgão que administra os processos inclusivos de crianças com deficiência em toda a rede municipal de ensino, já comemora a primeira vitória: a disponibilização de profissional com formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a 100% dos alunos com deficiência auditiva ou surdez matriculados na rede municipal de Educação.
Para a Secretaria Municipal da Educação, a “conquista significa muito para a educação não somente de Avaré mas de toda a região, pois deixa muito claro o norte a ser seguido na promoção de uma escola que seja, verdadeiramente, para todos”.
“A presença desse suporte para mediação da comunicação entre criança e escola é parte de um sonho que não pertence somente aos profissionais da Educação, às crianças surdas ou com deficiência auditiva, mas em especial a suas famílias e mesmo a toda comunidade avareense, que passa a ser ainda mais reconhecida como a cidade que é: acolhedora”, continua a pasta.
Em diálogo com o diretor do CPAEE, Luis Henrique da Silva, que é doutor em Educação Especial, o objetivo foi rapidamente alcançado após processo de coleta de dados das matrículas em toda a rede municipal, seguido de reunião presencial com cada família para a melhor compreensão das potencialidades e necessidades de cada criança, informa a Secretaria Municipal de Educação.
“Apesar de ser somente o primeiro passo, não podemos negar o quão profundo e significativo ele é, já que marca claramente o intenso processo de reestruturação em andamento na Educação Especial do município, que precisa ter como foco a sua verdadeira missão: ser um verdadeiro suporte para que todos, independentemente de presença ou ausência de uma pretensa deficiência, tenham acesso a uma educação de qualidade”, ressalta o gestor.
O CPAEE funciona no prédio da EMEB Victor Lamparelli, localizada no Bairro Alto, e nasceu para profissionalizar ainda mais o atendimento das crianças que compõem o público-alvo da Educação Especial na rede municipal de ensino.
O órgão pretende definir até o final do ano a instalação dos dois principais nortes que delinearão suas ações junto às áreas da Deficiência Auditiva e Transtorno do Espectro Autista: o Protocolo ABA-Applied Behavior Analysis e o Ensino de Libras - Língua Brasileira de Sinais.