Nesta semana o vereador farturense Carlos Rizzo foi até a cabeceira da ponte, sobre o Ribeirão Fartura, que liga aos bairros rurais Lageado, Barreiro, Jacutinga, Bananal, Morro do Chapéu entre outros, onde retirou sacolas de lixo jogadas no local. A ponte fica a dois quilômetros da SP-287.
O vereador ficou indignado com a falta de consciência ambiental de quem pratica um ato como esse. Carlos Rizzo, que passa pela ponte todos os dias para trabalhar em sua propriedade no bairro Lageado, já havia percebido esse crime ambiental, porém das outras vezes pelo fato da chuva ter aumentado o volume do ribeirão, as sacolas foram levadas com a força da água.
“Isso não faz muito tempo que está acontecendo”, frisou Carlos.
Desta vez ele retirou as sacolas do ribeirão e verificou que são lixos reciclados e orgânicos misturados contendo fraldas de criança, embalagens de cigarros, entre outros materiais.
Na Câmara Municipal, o vereador apresentou uma indicação solicitando placa com a descrição “Proibido jogar lixo no Ribeirão” no local, como também a recolocação de “guard rail” na cabeceira da ponte.
Na justificativa, o vereador comentou que havia conquistado o “guard rail” com o Departamento de Estradas e Rodagens – DER, porém a proteção encontra-se caída no ribeirão.
“Então, solicitamos a recolocação deste benefício que já foi instalado outras vezes, mas devido a necessidade destes veículos de grande porte passarem pelo local, acontecem estes acidentes. Por isso, voltamos a solicitar a reinstalação, pois a ponte está localizada numa curva, e é perigoso um veículo cair da ponte, principalmente à noite e por aqueles que desconhecem o local. Já a placa se faz necessária, visto a grande quantidade de lixo que tem sido jogado no rio, o que é inaceitável, devido aos danos que causam ao meio ambiente”, frisou o vereador na propositura.
Para finalizar, Carlos Rizzo também reivindica um trabalho de conscientização ambiental, objetivando que os munícipes não cometam mais atos como esse de jogar lixo no meio ambiente.
- Fartura
- Geral