Outubro Rosa já é conhecido mundialmente como o mês marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do colo do útero. O objetivo da campanha é conscientizar as mulheres sobre as doenças e contribuir para redução da mortalidade.
Durante o mês de outubro, a rede municipal de saúde de Taguaí em parceria com o Grupo de Apoio ao Portador de Câncer, realizou uma programação especial com campanhas de conscientização, palestras e mutirões de exames para população feminina. Foram disponibilizadas vagas para exames e consultas em horário comercial e alternativo para mulheres que trabalham fora. Ao todo foram realizados mais de 1.200 atendimentos, coletados 428 exames papanicolau e 85 solicitações de mamografia.
Muitas mulheres foram contempladas com sorteios de brindes doados pelo comércio local, sendo o principal um dia de beleza, além de cabelo, unha e produtos de beleza.
A Coordenadoria de Saúde agradece a todos que colaboraram para o sucesso das atividades desse mês. “As equipes de saúde que se dedicaram para melhor atender a todos que procuraram por atendimento, a todos os comerciantes que contribuíram com a doação dos brindes, a primeira dama Pety que não mede esforços para ajudar com as causas de prevenção e promoção da saúde e em especial ao Grupo de Apoio ao Portador de Câncer que fez a doação das necessaires que foram entregues para todas as mulheres que realizaram o exame”, agradeceu a coordenadora da saúde Renata Bergamo.
Para mulheres que ainda não fizeram exame papanicolau e estão com exame de mamografia em atraso, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para atendimento.
“Prevenir é um ato de amor com você, com seu corpo e com todos que te amam”, complementou a coordenadora.
- Taguaí
- Região