PSD partido de um dos parlamentares se manifestou contra a viagem neste momento de pandemia
Na sessão de segunda-feira, 14 de junho, foi aprovado por maioria dos votos a viagem de dois vereadores para a Rússia, para participar de um encontro do Brics, que é um agrupamento formado por cinco grandes países emergentes - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Juntos esses países representam 42% da população, 23% do PIB, 30% do território e 18% do comércio mundial, ou seja, têm grande importância no cenário global.
E os vereadores que disponibilizaram seus nomes para a viagem, são Carla Flores (MDB) e Luiz Cláudio despachante (PSD).
O evento ocorrerá em julho na cidade de São Petersburgo, uma das cidades históricas mais famosas do mundo. Os vereadores terão oportunidade de estarem ao lado de empresários e políticos internacionais durante o evento.
O vereador Luiz Cláudio disse que apenas disponibilizou seu nome e que havia sido autorizado, mas pelo fato de ter dado o nome não quis dizer que estaria propenso a ir e falou, ainda, que, se fosse, não seria jamais com dinheiro público, deixando claro que nunca fez viagens com despesas às custas da Câmara de Vereadores e reafirmou que não seria agora.
Órgãos de imprensas e pessoas nas redes sociais criticaram bastante esse projeto ser aprovado, visto que gerará custos ao município em tempos de pandemia.
VOTAÇÃO DO PROJETO
Ana Paula do Conselho, Jairinho do Paineiras, Roberto Araújo, Magno Greguer, Léo Ripoli e Bel Dadario votaram a favor da viagem.
Foram contra: Marcelo Ortega, Adalgisa Ward, Hidalgo Freitas e Carlão Wagner. Tanto Carla quanto Luiz Cláudio não votaram porque são beneficiados pelo projeto.
NOTA PSD
O PSD partido de Luiz Cláudio emitiu a seguinte nota:
O Diretória Municipal do Partido Social Democrático prezando pela lisura de seus feitos e pelo momento vivido pela cidade, país e mundo, torna público, que não compactua e não teve participação na decisão do vereador Luiz Claudio da Costa em disponibilizar seu nome para representar a Câmara Municipal de Avaré no Fórum Internacional dos Municípios BRICS que será realizado em julho, na Rússia.
O Diretório entende que, por terem as despesas de viagem, alimentação e estadia custeadas pelo poder público, em um momento difícil que o município atravessa, onde todos os esforços estão sendo envidados para a contenção da Covid-19, não seria o momento propicio para essa viagem. No entanto, o vereador Luiz Claudio da Costa é livre e sendo assim, decidiu por iniciativa própria realizar a viagem, restando ao PSD respeitar sua decisão.