A noite da última quinta-feira (26), foi marcada pela sessão extraordinária que foi aprovado por unanimidade de votos pelos vereadores o projeto que concede 10% de aumento no salário dos servidores da Prefeitura e da Fundação Regional e Educacional de Avaré – Frea.
Antes da votação, os vereadores Magno Greguer (PSB) e Marcelo Ortega (Podemos) solicitaram se abster da votação devido terem parentes trabalhando na Prefeitura, ou seja, tinham interesse direto na aprovação do projeto. Porém, ambos se posicionaram favorável ao aumento concedido aos servidores públicos municipais.
O tenente Carlos Wagner parabenizou os servidores, comemorou a conquista, mas ressaltou que a perda salarial é, no total, de 27,84%. E essa porcentagem era necessária para recompor o poder aquisitivo dos trabalhadores municipais.
“Parabéns a todos os funcionários públicos municipais da Prefeitura e da Frea. Nós sabemos da dificuldade, porque há mais de cinco anos vocês não têm sequer uma reposição inflacionária dos seus salários. Na verdade, a perda salarial de vocês hoje, de acordo com o Sindicato, é de 27,84%. Nós entendemos a dificuldade do executivo, já que não é fácil hoje, para nenhuma Prefeitura, conseguir manter todos os repasses da inflação”, disse.
O tenente ainda contou que o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Avaré move uma ação contra a Prefeitura devido as perdas salariais. Segundo ele, no dia 16 de maio, a Prefeitura teria sido notificada da ação e que, a partir desse momento, apresentou o projeto concedendo 10% de aumento ao funcionalismo.
O vereador Luiz Cláudio Despachante, também frisou essa perda salarial e frisou que vai lutar, justamente com os demais vereadores da oposição, para que um aumento maior seja concedido no futuro, para amenizar as perdas de 27,84% nos salários dos funcionários públicos do município.
O projeto deve ser sancionado pelo prefeito ainda nessa semana. Caso isso aconteça até o final do mês, o aumento já deverá ser repassado aos servidores a partir do dia 1º de junho.
- Avaré