Casal descobriu primatas em propriedade da família durante levantamento da avifauna; espécie exclusiva do estado de SP é rara está ameaçada.
Já imaginou descobrir, praticamente no quintal de casa, uma espécie rara e ameaçada? Essa experiência foi vivida pelo Vinícius Salomão e pela Laura Romano. Na propriedade da família, em Buri (SP), eles encontraram um dos primatas mais raros do Brasil, o mico-leão-preto.
A descoberta dos bichos na área foi em 2016, durante um levantamento da avifauna. A partir desse achado, os biólogos passaram a acompanhar de perto a espécie, todos os dias.
Parente do mico-leão-dourado, o mico-leão-preto é exclusivo do estado de São Paulo. No passado, já foi considerada extinto na natureza. Para tentar salvar o primata das ameaças, o casal se dedica ao turismo de observação dos micos.
A atividade tem atraído olhares de brasileiros e também de estrangeiros. Recentemente, os protetores dessa espécie ganharam apoio do Laboratório de Primatologia da Unesp. Pesquisadores coletaram amostras de sangue e realizaram outros exames em dois indivíduos para saber mais sobre a saúde desses animais - que agora estão sendo monitorados pelo radio-colar.
Mesmo sem o rastreamento é possível encontrar os micos nas terras da família. Um atrativo natural é o jerivá, fruto de uma palmeira nativa da Mata Atlântica.
Fonte: G1