Vários hemonúcleos do interior de São Paulo estão fazendo um apelo para que os moradores realizem doações de sangue, por causa dos baixos estoques nas unidades.
Segundo o Diretor do Hemonúcleo de Sorocaba, Frederico Brandão, por conta dos dois últimos feriados, a unidade deixou de recolher mais de 240 bolsas de sangue, o que fez com que o estoque atingisse apenas 60% da sua capacidade.
O local atende mais de 40 cidades da região e os tipos sanguíneos mais utilizados são O negativo e O positivo, dos doadores universais, que ajudam nas situações de emergência.
“A gente aproveita esse momento para convocar a população. Venha realizar a doação, para que possamos repor os estoques e atender mais pessoas”, pediu Frederico Brandão.
QUEM PODE DOAR
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com mais 50 quilos, que estejam em boas condições de saúde e não apresentem nenhum sintoma gripal.
Pessoas de 16 e 17 anos devem estar acompanhadas do pai, mãe ou responsável legal (precisa estar presente no momento da doação e ficar durante todo o processo).
Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto. O doador não deve estar em jejum e, se a doação for realizada após o almoço, é necessário aguardar de duas a três horas para começar.
ONDE DOAR
O Hemonúcleo de Sorocaba funciona de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, que fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564. Também é possível agendar um horário para fazer a doação pelo site da Colsan.
Em Tatuí, para fazer uma doação de sangue é necessário agendar um horário pelo telefone do (15) 3205-1333. As coletas podem ser realizadas de terça-feira a quinta-feira, das 7h às 8h.
Já os moradores de Itapeva devem ir até a Santa Casa da Misericórdia, que fica na Rua Mario Prandini, nº 935. Por lá, as doações podem ser feitas se segunda-feira a quinta-feira, das 7h às 14h.
Em Jundiaí, a unidade fica na Rua XV de Novembro, 1848. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30.
- Saúde