O local tem estrutura para atender quase o dobro do que a unidade de Botucatu
Na sexta-feira, 27 de maio, foi inaugurado Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Avaré, que leva o nome do saudoso médico Dr. João Ortiz, que escolheu a cidade de Avaré para ser seu lar.
Estiveram presentes na solenidade o provedor da Santa Casa, Miguel Chibani, deputado estadual Castello Branco, secretário municipal de Saúde, Dr. Roslindo Machado, ex-presidente da Câmara, Toninho da Lorsa, familiares do Dr. João Ortiz, entre eles os filhos Márcio e Mônica, demais secretários municipais, políticos e servidores da Saúde, além de representantes de entidades como Beth (Abova), entre outros.
“Sentimento de dever cumprido, estamos muito felizes porque conseguimos fazer um projeto para 54 cadeiras iniciais, para atender toda região nossa, suprir as necessidades nossa e ainda atender pacientes das cidades próximas. É uma obra que dá conforto, humaniza atendimento e melhora tudo para os pacientes. Esse sonho nosso pudemos realizar. E se Deus quiser vamos iniciar obras na maternidade. Queremos fazer 30 apartamentos individuais, bem bonitos, humanizados, para que o paciente seja muito bem acolhido por Avaré”, conta o provedor Chibani;
Ele ainda fez questão de agradecer ao deputado Castello Branco que destinou emenda no valor de mais de R$ 700 mil para o Centro de Hemodiálise, estendeu agradecimentos a demais políticos, aos avareenses e imprensa.
“Mais uma conquista baseada na parceria, lutamos bastante fazendo nossa parte como representantes do município. Esse progresso é muito fruto do trabalho do Chibani que é muito competente, junto da Diretoria Regional de Saúde (DRS) e Secretaria Municipal de Saúde”, frisou o secretário Rolsindo.
O deputado Castello Branco contou que tem uma ligação antiga com Avaré, em especial com o saudoso Dr. Ortiz, que dá nomenclatura ao novo prédio e por isso viu com bons olhos esta emenda. “Além do mais, também conheci a Santa Casa e as pessoas que aqui trabalham, vi que é uma das mais estruturadas e com credibilidade para receber uma verba tão importante como essa. É o imposto dos munícipes voltando em obra, voltando em saúde para vocês”, disse.
Emocionada, Mônica Ortiz disse que seu pai ficaria muito orgulhoso desta conquista, pois fez da Santa Casa de Avaré sua segunda casa. Era um médico exemplar e que todos amavam na cidade.
ESTRUTURA
Por toda estrutura, o local deve ser centro de referência e excelência regional no atendimento de 17 cidades da região. Hoje, o local conta com 21 máquinas, mas recebendo investimento previsto chegará a 51, sendo maior da região, ultrapassando Botucatu com 34 máquinas.
Avaré é cidade polo e núcleo neste tipo de atendimento. E muito do seu sucesso se deve ao emprenho do provedor da Santa Casa, Miguel Chibani que é um excelente administrador e visionário.
O novo Centro de Hemodiálise é interligado ao prédio da Santa Casa. Entre a reforma de 1.140 metros quadrados, o prédio foi ampliado em mais 360 metros quadrados. O custo total ficou em torno de R$ 1,240 milhão. Valores esse com emenda parlamentar e economia da entidade que ajudou no investimento.
- Avaré
- Avaré