No último sábado (22), o Museu do Automóvel de Avaré, administrado pela AAVANT – (Associação Avaré de Antigomobilismo), celebrou com grande emoção seus 15 anos de existência com uma programação especial.
O evento contou com a presença dos associados, amigos e entusiastas do antigomobilismo, além da presença do secretário do turismo de Avaré, Danilo dos Santos.
Na ocasião, foram prestadas homenagens aos saudosos associados que fizeram parte da AAVANT, Antônio Alves Nunes Sobrinho e Gumercindo Castellucci Filho, conhecido como Guma.
A memória aos associados, a Praça do Antigomobilismo, localizada na entrada do museu, foi renomeada para “Antônio Alves Nunes Sobrinho” e Gumercindo Castellucci Filho recebeu a homenagem em um grande painel ilustrado com o personagem “Guma”, criação do cartunista avareense Flávio de Oliveira.
Familiares dos homenageados, incluindo César Augusto Alves Nunes e Maria Fernanda Castellucci, estiveram presentes e vivenciaram momentos de intensa emoção ao recordar as contribuições significativas de seus entes queridos para a AAVANT e o Museu.
Nelson Rodrigues de Sousa, presidente da AAVANT, destacou a importância do museu e das homenagens.
“Um sonho que se tornou realidade há 15 anos, o Museu do Automóvel de Avaré permanece de portas abertas a todos que curtem o antigomobilismo, sendo referência como um dos pontos turístico-culturais de nossa cidade. Com as homenagens de hoje, prestamos nosso devido reconhecimento a dois de nossos associados que contribuíram para o crescimento e consolidação de nossa associação e deste museu”. “Aproveito para agradecer pela presença e apoio de nossos associados, à imprensa, à municipalidade pela cessão deste prédio, como também às Secretarias Municipais de Turismo e de Cultura”, finalizou, Nelson.
Após o encerramento oficial do evento, os associados presentes participaram de uma agradável confraternização.
Dia Mundial do Fusca
No dia 22 de junho é comemorado como o Dia Mundial do Fusca, celebrando um dos carros mais icônicos do mundo A data foi escolhida porque em 22 de junho de 1934, há exatos 89 anos, foi assinado o contrato entre a associação nacional da indústria automobilística alemã e Ferdinand Porsche para fabricar o Volkswagen O Fusca continua sendo lembrado como um ícone da história automotiva, com uma base fiel de entusiastas ao redor do mundo.
Elisabete Almeida, ao lado do fusca 1.300, ano 1967, em exposição no Museu de Automóveis de Avaré