Vice-governador Rodrigo Garcia, secretários estaduais e deputados participaram da reunião
Na manhã de sexta-feira, 4 de junho, foi realizada na Câmara Municipal uma audiência pública, onde foi discutida a criação da Microrregião de Avaré, que contou com presença do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, além dele demais políticos e autoridades participaram.
Entre os secretários estaduais estavam: Marco Vinho (Desenvolvimento Regional), Vinicius Lummertz (Turismo) e Célia Parnes (Desenvolvimento Social). E participaram ainda os deputados estaduais: Ricardo Madalena, Edson Giriboni, Damaris Moura, Valter Vicione e Fernando Cury.
Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, além de outras autoridades de toda a região estiveram presentes nos debates.
A princípio, após estudos da Fundação Sead em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, a Microrregião de Avaré seria composta por: Águas de Santa Bárbara, Avaré, Cerqueira Cesar, Iaras e Manduri.
Porém, o prefeito de Coronel Macedo e presidente da Amvapa, Betinho Veiga, com apoio dos demais chefes de Executivos, que compõem o consórcio intermunicipal, pede que seus respectivos municípios também sejam integrados. “A Amvapa hoje tem 17 municípios, porém outros quatro pretende entrar, e com exceção de Itaberá e Riversul, todos os outros querem fazer parte da Microrregião de Avaré”, explica.
O prefeito de Avaré, Jô Silvestre endossa as palavras de Betinho, pois acredita que quanto mais municípios melhor, visto que quase todos da Amvapa acabam sendo atendidos pela região de Avaré. “Temos que discutir sobre possíveis cidades que futuramente vão poder entrar nessa regional, todos sabem que Avaré na parte da saúde recebe 17 municípios na Santa Casa, já é uma região polo na área da saúde, pois atende demanda de toda região. Ficaria injusto deixar de contar com demais cidades que ficaram fora deixando apenas cinco na microrregião”, frisou.
O presidente da Câmara de Avaré, Flávio Zandoná também ressaltou a importância de a nova unidade regional a ser criada receba mais municípios e não apenas os cinco citados nos estudos do governo do estado. Ele ainda fez questão de agradecer a presença de todos e enalteceu a importância dessa audiência pública em Avaré.
Os secretários estaduais também falaram durante a reunião, sendo que Vinholi foi o que mais destacou essa importante criação, que é a Microrregião de Avaré. “A região de Avaré vai ser muito beneficiada no presente com investimentos e futuro com planejamento que estamos fazendo. Infraestrutura, bolsa do povo, programa de turismo são ações que vamos executar. O estudo da Sead apresenta a região com cinco municípios, mas que mais 10 devem ser agrupados e agora tem essa proposta da Amvapa apresentada pelo Betinho, que será sim avaliada”, destacou.
Ele ainda diz que essa descentralização de São Paulo, beneficia e dá autonomia para as regiões crescerem, assim cada município tendo mais força junto ao estado.
“É uma alegria vir para Avaré hoje, representando o governador Doria, junto da equipe do governo, com secretários estaduais. Isso mostra a importância dessa audiência pública, com presença do parlamento através dos deputados. É um debate importante, pois criar essa microrregião só beneficia as cidades, os municípios, dando mais chance de crescimento e até onerando menos o estado. Essa é a 12ª, 13ª reunião, se não me falha a memória e vamos concluir isso nos próximos 40 dias e depois mais reuniões na Alesp para ser de fato definido o futuro das regiões. Mas, afirmo, tudo será para o progresso dos municípios e de grande importância para o futuro”, explicou.
Ele ainda frisou que a região de Avaré será beneficiada com investimentos e em breve a retomada da economia e melhora da qualidade de vida da população, pois o governador Doria já anunciou que até outubro toda a população adulta de São Paulo será vacinada contra o vírus da Covid-19.