João Pedro Paludo Amaral (16 anos) conquistou pela 2° ano consecutivo o título de “Super Randonneurs”, onde este é atribuído ao ciclista que concluí dentro do regulamento, os seguintes brevets: 200km, 300km, 400km e 600km no ano calendário da série.
Jonny Boy “Paludinho”, apelido como é conhecido no meio, começou suas primeiras pedaladas com 8 anos, com 12 anos conquistou junto a seu pai a impressionante 5º colocação nas duplas no campeonato Copa Sudoeste de Mountain Bike, competição de grande expressão na região. Na ocasião se tornou o atleta mais novo a subir no pódio da categoria PRO, feito que até hoje se mantém. Em 2019 foi sua primeira participação em Audax, onde completou o BRM 200km, se tornando um dos atletas mais novos do mundo a superar tal desafio. Em 2020 chegou a iniciar a temporada, mas com a pandemia as demais provas foram canceladas e assim o sonho da conquista foi adiado. Em todas as provas ele tem como parceiro seu pai, que também pedala a seu lado.
Em 15 de outubro de 2022, o atleta completou o BRM 1.000km, sendo a largada em Campo Mourão e percorrendo as cidades de Cascavel, Guarapuava, e tendo como ponto de virada Guaramiranga, assim retornando mesmo trajeto até Campo Mourão. O prazo para conclusão da prova era de 75 horas, o atleta completou com 73 horas e 13 minutos, foram três dias de muita chuva, neblina, frio e tensão, o percurso era extremamente desafiador com seus quase 13 mil metros de altimetria.
Com a conquista o atleta de Itaporanga se tornou o ciclista mais jovem do planeta a conquistar duas vezes o Randonneurs Séries e o único menor de idade no mundo a completar o Audax 1.000km.
E não pensem que ele quer parar por ai, com esse feito ele pode se credenciar para o PBP 1.200km, este a ser realizado na França em 2023, e assim escrever o nome de Itaporanga no Guinnes Book.
Paludinho e seu pai Roberson já realizaram diversas grandes rotas como Caminho da Fé, e sempre quando estão na cidade aproveitam para curtir e pedalar pelas paisagens e rotas ciclísticas do município, assim como também estiveram desbravando a rota regional Caminho das Águas, além de outras diversas rotas e bairros rurais em Itaporanga.
Um grande destaque deve ser dado ao amor que o jovem tem por Itaporanga, mesmo hoje morando na cidade de Londrina, Paludinho carrega a bandeira de Itaporanga em todas suas competições e pedaladas, mostrando o orgulho e amor que tem pela cidade.
“Parabenizamos e nos enchemos de orgulho pela grande dedicação, amor ao esporte e nossa cidade, e não temos dúvidas que o jovem Paludinho irá ainda mais longe e levando nossa bandeira nos quatro cantos desse mundo, junto com todo nosso orgulho e torcida”, destaca a equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Itaporanga.
- Itaporanga
- Geral