Apesar de ter conquistado a cirurgia, a família de Itapeva (SP) ainda precisa custear o tratamento pós-operatório de Lorenzo Santos Lima, que precisará utilizar gesso nas pernas.
Depois de uma longa jornada, a família de Lorenzo Santos Lima, de Itapeva (SP), conseguiu arrecadar todo o dinheiro para pagar uma cirurgia de alto custo que vai melhorar a qualidade de vida do menino com paralisia cerebral.
Por mais de um ano, os pais Lorenzo "correram" atrás do tempo para conseguir pagar uma rizotomia dorsal seletiva antes dele completar sete anos. A cirurgia garante melhores condições para o garoto, que desenvolveu paralisia cerebral, hidrocefalia, epilepsia e microcefalia secundária devido ao seu nascimento prematuro.
Ao g1, a mãe do menino, Eunice Raidana Santos, contou que o sonho se tornou realidade. A cirurgia, que por diversos momentos parecia impossível de ser feita, já está agendada para abril deste ano.
"Eu não consigo nem descrever como está sendo pra gente essa conquista! Um misto de sentimentos, muita alegria, muita ansiedade e fé que já deu tudo certo. A família toda ficou feliz demais, os amigos, todo mundo que ajudou e participou", comemora a mãe.
A família de Lorenzo conseguiu arrecadar R$ 118 mil através de campanhas e rifas, que contou com ajuda, inclusive, de Manoel Gomes, criador do 'hit' "Caneta Azul".
Atualmente, o menino faz hidroterapia, que é um tipo de fisioterapia na água morna que ajuda no desenvolvimento da musculatura, fisioterapia intensiva, fonoaudióloga e terapia ocupacional.
Pós-operatório
Eunice conta que depois do procedimento cirúrgico, o menino precisará utilizar um tipo de gesso nos membros inferiores, chamado de gesso seriado. Com ele, será possível deixar os pés, pernas e corpo de Lorenzo alinhados, sem dor, facilitando no equilíbrio e no andar, sem necessidade de realizar uma cirurgia no tendão.
"Estamos muito confiantes nos resultados logo após a cirurgia, tenho certeza que vamos ver a diferença após a alta hospitalar, avanços no desenvolvimento do Lorenzo, no equilíbrio, no sentar, ficar em pé, pegar objetos, inclusive na fala e higiene pessoal", acrescenta a mãe.
A família continua com a campanha virtual ativa, mas desta vez, para arrecadar o valor do tratamento pós-operatório, que custa aproximadamente R$37 mil. Aqueles que desejarem contribuir com a arrecadação da família, podem acessar a campanha online do link. https://www.vakinha.com.br/vaquinha/cirurgia-para-o-lorenzo-rizotomia-dorsal-seletiva
Por Beatriz Pereira*, g1 Itapetininga e Região