Homem foi internado no mesmo dia e hospital em que a neta nasceu, em Taquarituba; os dois só puderam se conhecer depois que o avô se recuperou do coronavírus
Covid-19 adiou um encontro bastante esperado para a família de Paulo Henrique, morador de Taquarituba, no interior de São Paulo. Apesar de estar internado no mesmo hospital em que a neta nasceu, o avô só pôde conhecer a pequena Maitê 44 dias depois, quando se recuperou do coronavírus.
O encontro aconteceu no dia 14 de julho. Ainda no hospital, familiares e a equipe de saúde aproveitaram para comemorar a recuperação e também o aniversário de Paulo, que completou 57 anos no dia 15.
“Minha filha nasceu no mesmo dia em que meu pai foi internado. Eu não sei descrever o que eu senti, um misto de sentimentos. Quando recebi a notícia que meu pai recebeu alta, não pensei duas vezes, apenas queria apresentar a Maitê a ele", lembra o filho Paulo Toledo.
Apesar da emoção, o filho também contou que o pai estava cansado, uma das sequelas da Covid-19, e que não conseguiu aproveitar muito o momento. No entanto, ele tem apresentado rápida recuperação, o que surpreendeu até mesmo os médicos.
"Ele não para de falar, quer ligar para todo mundo. Pensamos que ele precisaria de uma fonoaudióloga, por conta da traqueostomia, mas não foi necessário", explica o filho.
Paulo contou ainda que viaja cerca de 20 quilômetros por dia, distância entre Taguaí e Taquarituba, para acompanhar a recuperação do pai. Ele acredita que a presença da família tem sido essencial.
"A Maitê é como se fosse uma dose de esperança. Meu pai é encantado por ela e sem dúvidas ela tem sido fundamental nesse processo", ressalta.
NASCIMENTO X INTERNAÇÃO
Paulo Henrique começou a apresentar sintomas gripais no dia 24 de maio e logo fez um teste que confirmou o diagnóstico positivo para Covid-19. Segundo o filho, a princípio, os sintomas eram leves e ele imaginou que logo estaria recuperado para acompanhar o nascimento da neta.
No entanto, Paulo apresentou piora repentina no quadro de saúde e retornou ao hospital, onde foi internado com urgência no dia 31 de maio. Nesse mesmo dia, na maternidade do hospital, a neta Maitê nasceu.
Devido à gravidade do estado de saúde, Paulo foi transferido a um leito de UTI, onde foi intubado e passou por uma cirurgia de traqueostomia. De acordo com o que os médicos relataram à família, o paciente chegou a ficar com 95% do pulmão comprometido, com problemas nos rins e no coração.
Apesar disso, após 44 dias internado, Paulo se curou e recebeu alta hospitalar para finalmente conhecer a neta. (Matéria do G1)