O município de Fartura experimentou um aumento significativo na sua arrecadação, saltando de aproximados 50 milhões em 2020 para aproximados 100 milhões ao ano em 2024. Este artigo analisa os dados do IPS-BRASIL e seus impactos desse aumento na arrecadação, na renda per capita e seus reflexos nos índices sociais e econômicos do município.
Verificamos que com o aumento forte da receita, o aumento expressivo da renda per capita, a cidade não apresentou na mesma proporção melhora da qualidade dos índices sociais, ao contrário, verificamos uma estagnação nos indeces sociais.
IMPACTOS POTENCIAIS
Melhorias em Infraestrutura e Serviços Públicos
• Saúde e Educação: Investimentos em hospitais, postos de saúde, escolas e creches podem resultar em melhores índices de saúde e educação.
• Saneamento Básico e Moradia: Expansão e melhoria das redes de água e esgoto, além de programas habitacionais para famílias de baixa renda.
• Segurança: Aumento de investimentos em segurança pública, parcerias e a aquisição de equipamentos, pode melhorar a segurança pessoal.
Desenvolvimento Econômico
• Incentivos para Empresas: Receita adicional pode ser usada para oferecer incentivos fiscais e apoio a pequenas e médias empresas, estimulando o crescimento econômico e a geração de empregos.
• Infraestrutura Urbana e Rural: Melhorias nas estradas, transportes e outras infraestruturas facilitam o comércio e a mobilidade, beneficiando tanto áreas urbanas quanto rurais.
Programas Sociais
• Inclusão Social: Ampliação de programas de inclusão e assistência social, beneficiando populações vulneráveis e reduzindo desigualdades.
• Qualidade de Vida: Investimentos em áreas de lazer, cultura e esportes podem melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Análise Comparativa dos Índices do Município de Fartura (2020-2024)
A análise comparativa dos índices do município de Fartura entre 2020 e 2024 mostra a variação percentual de cada índice.
Confira gráfico (Foto) estão os principais resultados:
AVALIAÇÃO
Mesmo com o aumento significativo da arrecadação e da renda per capita, a falta de reflexo nos demais índices pode ser analisada sob várias perspectivas:
1. Eficiência na Gestão dos Recursos: A eficácia com que os recursos adicionais estão sendo administrados é crucial. Se os recursos não são geridos de forma eficiente ou transparente, os benefícios podem ser limitados. Uma melhor gestão administrativa, proporcional ao aumento da receita, poderia resultar em índices potencialmente muito superiores.
2. Planejamento e Execução: A implementação de políticas e projetos depende de um planejamento adequado e da capacidade de execução. Projetos mal planejados ou executados podem não atingir os resultados esperados.
3. Tempo de Impacto: Alguns investimentos, especialmente em áreas como educação e saúde, podem levar tempo para mostrar resultados significativos. O impacto pode ser gradual e levar alguns anos para se refletir nos índices. Com a evolução da receita, era esperado que a segurança tivesse colhido melhores resultados ao final de quatro anos. Se isso não ocorreu, é uma clara evidência de ineficiência administrativa, impactando negativamente na qualidade de vida do cidadão.
4. Distribuição Equitativa dos Recursos: A forma como os recursos são distribuídos entre diferentes áreas e populações do município é fundamental. Uma distribuição equitativa pode garantir que todos se beneficiem das melhorias. Os baixos índices nos demais aspectos da análise podem levar à conclusão de que os ricos ficaram mais ricos, enquanto a grande massa da população permaneceu estagnada.
CONCLUSÃO
O aumento expressivo da arrecadação municipal representa uma oportunidade significativa para promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. No entanto, a efetividade desses recursos depende de uma gestão eficiente, planejamento estratégico e execução adequada de políticas públicas. A análise contínua dos impactos e ajustes necessários nas estratégias são essenciais para garantir que os benefícios econômicos se traduzam em melhorias concretas nos diversos índices sociais e de bem-estar.
Ao não atingir na mesma proporção arrecadação, renda per capita com os índices sociais conclui que houve evidente falata de planejamento na gestão municipal. Urgente se faz uma mudança dos conceitos administrativos e de gestão priorizando o ser humano.
Lauro Rogerio Dognani – CPF 13083114869
Pré-candidato a prefeito no munícipio de Fartura
Este trabalho de avaliação foi realizado com dados fornecidos pelo IPS Brasil, uma nova ferramenta para avaliar o desempenho socioambiental dos municípios brasileiros.