O Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa) reuniu na tarde de segunda-feira, dia 7 de março, representantes dos 19 municípios que compõem o grupo, para uma reunião com o objetivo de implantar o SIM - Serviço de Inspeção Municipal, na região.
O diretor administrativo da Prefeitura de Piraju, Paulo Sara esteve representando o prefeito José Maria Costa no evento. Essa foi a primeira reunião dos participantes da Amvapa, para a constituição do SIM, e teve como objetivo, iniciar a sua estruturação via Consórcio Público, e encaminhar a definição do grupo que trabalhará no SIM.
O Sistema de Inspeção Municipal, permite que pequenos produtores possam comercializar seus produtos em um raio de ação muito maior e tudo dentro da lei. Para que as agroindústrias possam ter as condições para regularização ou enquadramento sanitário será preciso seguir algumas etapas, como registro dos estabelecimentos e produtos, rotulagem dos produtos, e implementação de ferramentas de garantia da qualidade dos produtos e de controle das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e produtos.
Para a implantação do SIM, será preciso a elaboração de Projeto de lei na Câmara Municipal, uma preparação do regulamento do serviço de inspeção, incluindo as normas específicas para as pequenas agroindústrias, além da estrutura do SIM, com disponibilização de equipe técnica e apoio, veículo, sala de trabalho, computador, acesso a laboratório entre outros.
O SIM trará benefícios importantes para os consórcios públicos, como segurança sanitária para a população, ampliação da capacidade fiscal, abertura de mercado para produtores locais, redução de custos fixos, oferta de SIM em pequenos municípios e uma melhor integração regional.
O primeiro passo foi dado na reunião, e os participantes do consórcio Amvapa deverão se reunir já na próxima semana para dar sequência aos trabalhos.
- Piraju
- Política