Nesta semana, prefeitos e representantes do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa) receberam uma palestra sobre “À Base do Cimento”, através de profissionais da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
A reunião aconteceu no Centro de Convenções, na cidade de Piraju e teve grande empenho por parte dos chefes dos executivos.
Segundo Ricardo Mosquete gerente da ABCP, o cimento participa do desenvolvimento de um grande país. “Os sistemas construtivos elaborados com o cimento edificam os bens públicos e privados que a sociedade necessita ao longo de sua vida. São hospitais, escolas, praças e centros de lazer, universidades, teatros, estradas, aeroportos, ruas, calçadas, estádios e complexos esportivos, shopping centers, restaurantes e hotéis, dentre uma infinidade de obras, das quais a sonhada casa própria – o nosso lar – ocupa papel de destaque”, destaca.
Ele ainda diz que é difícil imaginar um mundo sem cimento e sem os benefícios que seus sistemas construtivos trazem. Afinal, todas as necessidades da sociedade passam pela construção civil que os emprega em menor ou maior escala. “A indústria brasileira de cimento, atenta a essa presença, mantém um centro de excelência em ensaios laboratoriais, pesquisa e projetos que estão à disposição e auxiliam as áreas públicas e privadas a desenvolver o Brasil, a nossa grande nação”, explica.
O diretor da Amvapa, Lair enalteceu a atuação da ABCP e sua equipe, destacando que o concreto de cimento pode ser hoje mais viável que o sistema de asfalto utilizado atualmente em quase todo país, que é de derivado de petróleo.
“Hoje o pessoal da ABCP está aqui para demostrar para vocês que tem coisa melhor que asfalto e melhor em tudo, porque cimento antes era taxada como mais caro, mas hoje tem o mesmo preço e com uma durabilidade muito maior, podendo ter duração de um século se for bem feito”, disse Lair.
O professor Rubens que também ministrou a palestra destacou a importância do cimento na sociedade em que vivemos e fez uma introdução sobre “A história do cimento de concreto”, ele ainda conversou com os participantes e sanou dúvidas.