No último sábado (27), o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Alexandre Padilha, cumpriu agendas no Sudoeste do Estado de São Paulo, onde discutiu temas prioritários para a região com lideranças locais, tendo passado pelas cidades de Itararé, Itaberá, Itapeva e Capão Bonito.
A agenda contou com uma visita técnica à Santa Casa de Itararé, seguida de uma manhã de debates com prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (AMPAVA) e Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste (CONDERSUL), na Assembleia Legislativa de Itapeva.
O ministro Alexandre Padilha ouviu as principais demandas e necessidades para a região, como formas de ampliar o Novo PAC Seleções, outros programas do governo Lula, mais investimentos na construção de moradias pelo Minha Casa Minha Vida, recursos para Institutos Federais, entre outros assuntos.
Representante da Amvapa no encontro, o prefeito de Riversul, Guilherme Gomes entregou ofícios com pedidos de ambulâncias do Samu, maquinários, entre outras solicitações para as cidades que fazem parte do consórcio intermunicipal, e que o presidente Lula reveja a possibilidade da desoneração da folha e tenha um olhar diferenciado para o produtor rural que está com dificuldades atualmente.
“Nossa região tem água em abundância, é rica em grãos e nós precisamos desse apoio do governo federal para incentivar nossos empreendedores locais e essa visita vem em boa hora. Mas falando do Agro e aproveitando sua presença (ministro Alexandre Padilha), o senhor está vendo a situação que estamos passando referente ao clima, com perdas da lavoura em algumas situações de quase 80% do que foi plantado na produção de grãos deste ano, então os nossos produtores estão com muitas dificuldades e necessitam de um olhar do governo federal para que recebam o apoio necessário”, ressaltou o prefeito Guilherme.
O ministro também teve encontros com lideranças do MST, e com comunidades quilombolas e indígenas atendidas pelo Minha Casa Minha Vida Rural (MCMVR) no Centro de Assistência Social Padre Henrique, em Capão Bonito.
- Região