O Ambulatório de Síndrome Respiratória de Avaré atendeu ao público pela última vez na quinta-feira, (31).
A decisão da Secretaria Municipal de Saúde de Avaré foi tomada após a redução dos casos de Covid-19 no município.
O boletim de quarta-feira, 30, informa que a cidade tinha apenas 20 casos ativos e 3 pacientes com a doença internados na Santa Casa de Misericórdia.
A título de comparação: Avaré chegou a registrar 1659 casos ativos em 31 de janeiro deste ano, quando o país viveu o pico da variante Ômicron.
O encerramento das atividades do Ambulatório de Síndrome Respiratória, portanto, é simbólico, pois sugere que a pandemia pode estar sob controle graças ao avanço da vacinação e à adoção de medidas sanitárias como o uso de máscara e a higienização das mãos.
Com isso, os atendimentos relacionados à Covid-19 voltarão a ser realizados nas unidades básicas de Saúde.
BALANÇO
O órgão foi criado pela Saúde em março de 2020 para atender exclusivamente pessoas com sintomas de Covid-19.
De acordo com o balanço divulgado pela pasta, foram realizados mais de 43 mil atendimentos durante a pandemia. São 10.604 em 2020, 24.658 em 2021 e 8.056 atendimentos computados em 2022.
A centralização facilitou o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento de pacientes que testaram positivo para a doença durante os últimos dois anos, avalia o setor.
Depois de funcionar inicialmente no Centro de Saúde I, o órgão foi transferido para um imóvel localizado na Brabância em março de 2021.
- Saúde
- Avaré