Com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos acerca da importantíssima cultura dos povos originários, a Educação Infantil de Taguaí convidou para uma visita nas escolas nesta semana os membros da Aldeia Tekoá Porã (Solo Sagrado em tupi). Os indígenas são de origem tupi-guarani, de uma aldeia situada no município de Itaporanga, criada em maio de 2006 e que atualmente conta com 13 famílias, somando 43 indígenas, sob o comando do Cacique Angerri Darã.
A aldeia fica aberta à visitação de turistas a fim de conhecer um pouco mais da cultura e vivências, possuindo um calendário de eventos típicos, com maior público durante as festividades de comemoração à Semana dos Povos Indígenas, realizada no mês de abril. Porém, como as crianças da Educação Infantil não tiveram a oportunidade de visitar a aldeia, o setor da Educação taguaiense convidou os indígenas para visitar o município.
Além do contato direto com os membros da aldeia, os alunos puderam apreciar de perto o artesanato rico em cores, raízes e sementes, e também o repleto número de atividades culturais, entre elas: danças, cantos, lutas Uca-Uca, e bate papo sobre conscientização à preservação do meio ambiente, a sustentabilidade e o cuidado com a mãe natureza.
A visita ocorreu na quarta-feira, 17 de maio, na Escola Anaclite Adelasir, Escola Delmira Gobbo e no Centro Educacional Rui Gonçalves para demais alunos da Educação Infantil.
- Taguaí
- Geral