Aconteceu nesta segunda-feira (1º de fevereiro) pela manhã, o agendamento para as castrações da Clínica Veterinária Municipal, no mês de fevereiro. De acordo com a servidora Shirley Ferreira da Silva, alguns proprietários de cães e gatos, estavam desde às 5h30 aguardando pelo agendamento, que teve início às 7h.
Às 9h30 foi encerrada a marcação de cirurgias, com o preenchimento de 59 vagas. Em média passam pela castração cerca de quatro animais, por dia. A data para o próximo agendamento será divulgada pela Prefeitura.
Inúmeros moradores foram até a Chácara Municipal após o encerramento da agenda. Shirlei registrou os nomes e a quantidade de animais que precisam do procedimento para entrar em contato, caso surjam desistências.
Para o morador, Ângelo Aparecido de Oliveira, a castração é essencial para que tenha condições de cuidar da cachorra-mãe e dos oito filhotes, que apareceram em sua propriedade. “Assim não aumentarão, ainda mais, o número de cachorrinhos”, enfatiza. O mesmo acontece com Flávio de Oliveira, que está cuidando de oito cãezinhos, depois que a mãe dos pets desapareceu, há três dias.
ATENDIMENTOS EM JANEIRO
A servidora Patrícia Garcia informou que no mês de janeiro foram realizadas 53 castrações. No total, foram operadas 21 cadelas, 18 gatas, 8 cachorros machos e 6 gatos machos. Patrícia contou que cerca de 40 famílias foram beneficiadas com as cirurgias, já que algumas castram mais de um animal por mês.
PARA SE INSCREVER
Para se inscrever os donos de animais devem integrar um dos programas sociais do Governo Estadual ou Federal. Também podem agendar atendimento os moradores que fazem parte do Cadastramento Único do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou aqueles que apresentam comprovação de renda de até um salário mínimo mensal, mais 30%. Os responsáveis devem levar o CPF, RG além do comprovante de residência, conforme regulamentação do decreto número 3.820/19.
O telefone para mais informações é o (14) 3382-1792.