Nos oito anos de mandato (2013-2020), o prefeito de Fartura, Tinho Bortotti e o vice Pedro do Posto executaram obras e promoveram ações em todos os setores, assim conquistaram a simpatia e confiança dos munícipes.
A dupla é considerada como as autoridades que recolocaram Fartura nos trilhos, recuperando a cidade em todos os setores possíveis.
Entres suas principais conquistas estão:
AMBIENTAL
Auxílio financeiro à Coopera: repasses de R$ 20 mil mensais; construção de barracão de aproximadamente 200m²; aquisições de aparelhos como: esteira de triagem e peletizador de resíduos; aquisições de compactador, máquina de triturar galhos e três caminhões; novo aterro sanitário; intensificação da coleta de lixo seletiva em todos os lares.
“Reciclagem de lixo é uma realidade no município. Além da coleta seletiva rigorosamente aplicado, o apoio a uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis é total”, diz Tinho.
CULTURA E LAZER
Expofar com shows de renome nacional; festival de rock (Rock In Far); peças teatrais ao ar livre; Arraiá Solidário; Música na Praça; Encontro de apreciadores de carros antigos; Carnaval de rua; Feira da Lua e de artesanatos, entre muitos outros. “Por conta da pandemia, hoje todos os eventos estão paralisados. Porém, há oito anos nem a Expofar acontecia. E não só a trouxemos de volta em grande estilo, como realizamos muitos outros eventos”, ressalta o vice Pedro.
ATIVIDADES ESPORTIVAS
Campo da Vila de Fátima: drenagem, terraplanagem e alambrado; Ginásio de Esportes: reforma geral; Campo Society; reforma nas quadras das escolas; construção de arquibancada e novo vestiário no Estádio Municipal; academias ao ar livre; diversos eventos tiveram apoio da prefeitura, que também ampliou e diversificou os projetos em andamento. “Temos uma ótima equipe no setor, um coordenador que veste a camisa que é o Junior Pellota, com uma ótima atuação frente à pasta nestes últimos anos, o que nos ajudou a tantas realizações”, disse.
SOCIAL
Espaço Amigo: nova sede totalmente segura, com diversas instalações e espaço, multiplicando o número de vagas de 100 para 400 crianças; implantação de mais um Cras e ampliação das oficinas; Creche Escola do Bela Vista: concluída (após anos abandonada) e todas as demais creches reformadas e melhoradas; repasses a todas entidades sociais: regularizadas e ampliadas; transferência do Grupo Melhor Idade da Cozinha Piloto para um Centro de Convivência; realização de dezenas de palestras, cursos e eventos destinados à promoção do bem-estar social. “Um trabalho social de verdade coloca a segurança e o bem-estar em primeiro lugar. Fizemos mudanças substanciais, ampliando e promovendo atendimento digno nas diversas entidades mantidas pela prefeitura”, destaca o vice-prefeito Pedro.
OBRAS DIVERSAS
Construção e entrega de 186 casas populares; pavimentação: 33 mil m² com lajotas (quase zerando ruas de terra); recapeamento de quase todas as ruas da cidade; reforma geral da rodoviária; construção de rede de esgoto e banheiros decentes no recinto da Expofar; aquisição e adequação da nova e ampla garagem municipal; 70 novos veículos e máquinas para obras conquistadas ou adquiridas com recursos próprios.
“Hoje, quase 100% das ruas da cidade estão pavimentadas. Bairros novos recebem calçamento com lajotas. E até um castra móvel foi implantado para retirar cães das ruas”, salienta Tinho.
EDUCAÇÃO
O término da Creche Escola – CEI “ Angela Louvison Carvalho”. Ampliação da CEI “ Idalia Aparecida Gabriel de Paula”. Reforma e ampliação na creche CEI “Irene Lança Ribeiro. Implantação de professores em sala, com equipamentos como projetores e notebooks. Reforma da EMEF “João Batista de Oliveira” . Reforma e Ampliação da EMEF “ Miguel de Goes Vieira”. Sala de Informática para os alunos nas escolas Miguel de Goes Vieira, João Batista de Oliveira e Cei Angela Louvison Carvalho” Poltronas para o Salão da escola Joao Batista de Oliveira. Todas as escolas mobiliadas, com projetor e notebook. Redução número de alunos em salas de aula. Adequação do terço de hora atividade para os professores do ensino fundamental. Criou cargos de professores especialistas. Criou cargos de monitor escolar para atendimento no transporte escolar e nas escolas. Toda a rede passou a contar com professores efetivos. Distribuição gratuita de uniformes para crianças. Criou um Projeto de Lei para implantar na Rede uma avaliação Municipal, SAEFF, para o Ensino Fundamental. Parceria com Sebrae e secretarias municipais. Implantação de plataforma para Educação durante a pandemia, e distribuídos kits merendas. Parceria com a Etec, a implantação de duas faculdades no município. Ampliação dos parquinhos. Trocas das carteiras. Aquisição de quatro Ônibus, três vans e mais um veículo. Implantação de aula de Inglês, Artes e Educação Física desde a creche. Implantação de uma complementação escolar com atividades diversificadas em período integral. Construção de um anfiteatro na escola Miguel de Góes Vieira.
AGROPECUÁRIA
Estradas conservadas: 700 km, com alargamento, recuperação e cascalhamento; 22 mata burros de concreto construídos; oito pontes de madeira refeitas em concreto; nove tratores e máquinas adquiridos para Patrulha Rural; construção de estufas de mudas; contratação de engenheiro ambiental; outras aquisições: caminhão, plantadeira, pulverizador, distribuidor de calcário, kit incêndio e carretas. “Demos apoio total ao produtor rural, como frete gratuito de calcário, mudas e até suporte de um engenheiro ambiental”, explica o vice Pedro.
CRAS- “Ângelo Lucarelli e José Ubirajara Teixeira”
O município de Fartura conta hoje com dois Cras- Centros de Referência de Assistência Social, estes são a “porta de entrada” da Política de Assistência Social. São locais públicos, localizados prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os benefícios, programas e serviços de Assistência Social no âmbito da Proteção Social Básica com o objetivo de garantir direitos e de fortalecer a convivência familiar e comunitária.