O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sarutaiá divulgou nesta semana o processo de inscrição para escolha de um membro titular e suplentes do Conselho Tutelar. Já foi publicado o edital do processo seletivo suplementar do CMDCA, nº 01/2022, definindo os critérios, desde as inscrições, as provas, avaliações psicológicas, análise dos documentos dos aprovados para estarem aptos a disputar a eleição e a homologação do resultado dos eleitos, bem como a capacitação dos cinco membros e a posse dos mesmos em 2023.
A inscrição dos interessados em se candidatar à função de conselheiro tutelar é gratuita e teve início na última quarta-feira (16). O prazo segue até o dia 23 de novembro no prédio do Departamento Social de Sarutaiá das 08 às 11h30 e das 13 às 16 horas. A prova será aplicada em 11 de dezembro na Escola Municipal de Ensino Fundamental – Iracema Marcondes de Alcântara. A aplicação do exame de conhecimentos específicos é a primeira fase do processo de escolha. O processo inclui ainda as seguintes fases: análise de documentação e registro de candidatura; eleição dos candidatos pela população e curso de formação inicial para os eleitos. Além do exame, a função de conselheiro tutelar exige outros critérios, como residir no município, ter concluído o ensino médio e ter idade igual ou superior a 21 anos, além de estar em dia com a Justiça Eleitoral e em pleno exercício dos direitos políticos.
Após a comprovação dessas informações e da aprovação no exame (prova escrita e avaliação psicológica), será possível o registro da candidatura, que é individual. Através do voto secreto popular será escolhido o conselheiro (a) titular e suplentes no dia 12 de fevereiro de 2023. Cada eleitor poderá votar em um candidato e o mais votado ocupará a vaga para respectivas funções. O valor da remuneração mensal é de R$ 1.275,00 e o vale alimentação de R$ 300,00.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Geral