No último sábado (6), o Museu do Automóvel foi reaberto após período fechado pela pandemia da Covid-19
E, o que mais marcou essa reabertura foi a homenagem feita pela Associação Avaré de Antigomobilismo (Aavant), que fez homenagens póstumas a dois saudosos associados: João Mula Zacharim e Carlos Alckmin Mascaro.
O primeiro, associado-fundador e reconhecido restaurador de veículos antigos da cidade e que foi o maior expositor de raridades no Museu, e o segundo, destacado antigomobilista com participações em vários Ralis de longa duração e também tendo sido proprietário de verdadeiras raridades sobre rodas.
Com a presença de seus familiares, os presentes puderam ouvir suas biografias e acompanhar o descerramento das placas que preservarão suas memórias nas dependências do Museu. “Agradecemos aos apoiadores, aos associados e visitantes e, principalmente, aos familiares dos homenageados. Com o reinício de nossa recepção no Museu, direcionaremos agora nossos esforços na organização de mais uma edição do Fuscamping, evento diferenciado e de grande sucesso, realizado às margens da represa de Jurumirim, no Camping Municipal de Avaré, que acontecerá entre os dias 22 e 23 de outubro, sempre com o apoio da Prefeitura de Avaré, através das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo”, destacou o presidente da Aavant, Nelson Rodrigues de Sousa.
Ainda na reabertura do Museu do Automóvel, foi realizada uma exposição e vendas de miniaturas, além de relembrar propagandas antigas de carros. Na ocasião, tiveram destaques alguns veículos notórios, sendo: o mais antigo, um raro Ford Anglia 1950; o primeiro veículo com a nova placa preta Mercosul, um Fusca 1967 originalíssimo e impecável, de propriedade do associado e assessor especial do Museu, Sr. Dulcídio Pedry de Almeida; quatro veículos da linha Corcel, de 1969 a 1980, apresentando sua evolução; duas viaturas da Polícia Civil, sendo um Fusca 1985 e uma Kombi 1990, ambos conservadíssimos; também vários outros Fuscas, sendo um 1966 (motor 1200), um 1972 e outro 1973. Outros destaques ficaram por conta de uma Brasília 1978 incrivelmente original, e a ala dos peso-pesados composta por Willys Itamaraty 1967, Ford Mustang 1968, Ford Landau 1981 (considerado o carro mais luxuoso e silencioso já produzido no Brasil), e Alfa Romeo Ti4 1984.
Agora o Museu do Automóvel de Avaré está oficialmente reaberto a visitações, podendo mostrar um pouco da história do automobilismo no Brasil.