Fundada em 2003, a AAVANT - Associação Avaré de Antigomobilismo, vem, ano a ano, cumprindo com seu objetivo de incentivar e conscientizar sobre a preservação do automóvel antigo como cultura, lazer e entretenimento, sobretudo após a instituição do Museu do Automóvel de Avaré, onde os entusiastas, colecionadores, turistas e estudantes podem conhecer de perto veículos que representaram os maiores avanços tecnológicos em cada época.
Paralelamente a todo este trabalho, desde 2005, a AAVANT segue como credenciada pelo DENATRAN (atual SENATRAN), para vistoriar e emitir o Certificado de Veículo de Coleção que permite ao veículo com 30 anos ou mais de fabricação, com no mínimo 80% de originalidade e em bom estado, portar a placa preta.
Como marco dessa conquista, o primeiro veículo vistoriado, ainda em meados de 2006, foi um VW Fusca 1300 1974 de propriedade do então associado Sr. José Heveraldo Vicentini Ferreira. De lá para cá, a AAVANT já vistoriou mais de uma centena de veículos, contribuindo assim com o antigomobilismo nacional.
No último sábado, a AAVANT recebeu uma rara e preservada Belina Del Rey, fabricada em 1991, de propriedade do associado Aquilino César, para mais uma vistoria. Após a profunda análise dos vistoriadores, o veículo foi aprovado e, em breve já estará recebendo a tão desejada placa preta.
Registramos também nesta data, a grata visita de dois colegas antigomobilistas de Ribeirão Claro – PR, da Associação Lendários Car Club, que vieram acompanhar a vistoria, sendo eles, João Carlos Galdino Correa e Altair Noqueli.
“Responsabilidade, credibilidade e transparência, são as marcas de nosso trabalho em prol das certificações visando a placa de colecionador, a placa preta. Para isso, mantemos um corpo de vistoriadores altamente capacitado e com vivência no ramo de automóveis”, frisou, Nelson Rodrigues de Sousa, Presidente da AAVANT.
“Dessa forma, nossa Associação tem possibilitado projetar nossa querida Estância Turística de Avaré nacionalmente, tornando-a um destacado ponto de referência quando se trata de antigomobilismo”, finalizou Nelson.
- Avaré