A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética causada por uma diferenciação no número de cromossomos. O desenvolvimento intelectual um pouco mais lento que a média, é algo muito comum entre crianças que apresentam a síndrome.
Os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais em seu desenvolvimento intelectual. Partindo desse pressuposto, a reorganização da família ao nascimento da criança portadora da SD, a ressignificação do diagnóstico e a busca por respostas para dúvidas de suas ações, é o inicio do favorecimento de um bom desenvolvimento.
A inteligência não pode ser definida somente pelo fator genético, o ser humano desenvolve-se por um conjunto de fatores que o definem, e, por vezes, estímulos externos compensam barreiras, inclusive genéticas.
A cognição ou intelecto, está intrinsecamente relacionada ao contexto sociocultural em que se insere, sendo impossível considera-la de forma previsível e universal, mesmo diante de um diagnóstico.
Hoje, já compreendemos que as pessoas com Síndrome de Down não possuem deficiência intelectual severa nata, mas sim, que o desenvolvimento dessa criança ao receber estímulos precocemente pode ser redefinido e alcançar níveis de desenvolvimento satisfatórios.
O “cromossomo do amor”, popularmente dito, traz características comuns em crianças que na sua maioria são sorridentes, esforçadas, carinhosas e sensíveis em suas relações afetivas.
O investimento no desenvolvimento de habilidades da linguagem na primeira infância é um fator decisivo no desenvolvimento intelectual, da aprendizagem social e da autonomia. Além disso, estratégias de ensino baseadas em atividades concretas com apoio visual são de grande valia, pois favorecem o seu desempenho devido crianças com SD apresentarem boa capacidade de memória visual. O estímulo motor da face e musculatura de braços, mãos e dedos também é imprescindível, pois muitas crianças com SD apresentam hipotonia muscular, ou seja, flacidez muscular.
O apoio de uma equipe multidisciplinar amplia significativamente as possibilidades do desenvolvimento da criança com SD, garantindo, sobretudo a sua qualidade de vida.
21 de Março: Dia Internacional da Síndrome de Down.
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