A leitura e escrita é considerada o ápice do desenvolvimento infantil para muitos pais e profissionais da educação. Pois, é uma forma de comunicação estruturada em aspectos socioculturais, onde, através de símbolos e sua correspondência sonora nos comunicamos formalmente, sendo inseridos ao universo letrado!
Mas, muito antes de ler e escrever formalmente a criança já vem se desenvolvendo para conquistar o mundo das letras. Esse desenvolvimento se dá desde sua formação física, biológica (gestação), e a partir de que nasce, mediante os estímulos que passa a receber.
Esses estímulos são oferecidos a todo o momento. Ao introduzir uma fruta nova na alimentação do bebe, por exemplo, dá-se a oportunidade de aquisição de habilidades sensoriais que favorecerão lá na frente à alfabetização.
Veja bem, ele irá olhar (visão) e perceber a forma e cor da fruta, irá cheirar (olfato) e perceber um aroma único, irá ouvir (audição) a mamãe dizer o nome do alimento, irá tocar (tato) e sentir a textura e temperatura, irá ingerir (paladar) e sentir o sabor. Além das questões sensoriais, mas não menos importante, irá criar uma memória afetiva (positiva ou negativa) do momento daquela descoberta.
Quando a criança vai aprender a ler e escrever, quanto mais apuradas forem suas habilidades sensoriais de percepção, com maior facilidade dominará símbolos e suas correspondências sonoras.
Por isso, antes da leitura e escrita o universo exploratório tem que existir, permitindo que a criança amplie seu repertório de linguagem, capacidade motora, habilidades de análise, comparação, organização, classificação, identificação e aplicação de conceitos.
A primeira infância é um período de oportunidade única ao desenvolvimento humano. Pais e escolas cada vez mais buscam novas estratégias e recursos para ampliar as possibilidades de desenvolvimento. Mas o segredo é um só, o brincar e a interação ainda são as ferramentas mais eficazes para o desenvolvimento infantil!
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