A Secretaria de Saúde de Fartura convoca toda a população para mobilização contra possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti. A campanha visa engajar a sociedade em ações práticas, como verificar e eliminar recipientes com água parada em seus quintais, vasos de plantas, ralos e outros locais que possam servir de criadouro do mosquito e o período chuvoso intensifica a urgência destas ações preventivas e necessárias.
Além disso, com a temporada de férias e festas de fim / início de ano, o fluxo de pessoas visitando outros municípios/estados eleva o risco de algum indivíduo contrair o vírus e, consequentemente, propagá-lo para outras regiões, tornando ainda mais relevante o esforço coletivo para eliminar possíveis criadouros do vetor. Para quem for viajar no período de férias, é recomendado e necessário a utilização constante de repelente.
Prevenir a Dengue é um compromisso de todos! Zelar dos quintais, eliminar focos de água parada e manter a atenção redobrada são passos simples, mas vitais para combater o mosquito e os 10 minutos de cuidado semanal podem fazer toda a diferença para proteção de sua saúde, de sua família e da comunidade.
Algumas medidas simples podem ser implementadas na rotina. Confira 10 passos que ajudarão a você proteger sua família contra o mosquito vetor e que não gastam nem 10 minutos do seu tempo livre:
1) Tampe caixas d’água, ralos e pias;
2) Higienize bebedouros de animais de estimação;
3) Descarte pneus velhos junto ao serviço de limpeza urbana de sua cidade. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água;
4) Retire a água acumulada da bandeja externa da geladeira e bebedouros e lave-os com água e sabão;
5) Limpe as calhas e a laje da sua casa e coloque areia nos cacos de vidro de muros que possam acumular água;
6) Coloque areia nos pratos de vasos de plantas;
7) Amarre bem os sacos de lixo e não descarte resíduos sólidos em terrenos abandonados ou na rua;
8) Faça uma inspeção em casa pelo menos uma vez por semana para encontrar possíveis focos de larvas;
9) Sempre que possível, faça uso de repelentes e instale telas, especialmente nas regiões com maior registro de casos;
10) Receba bem os agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias que trabalham em sua cidade.
Fique atento! Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente o Centro de Saúde ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Não faça uso de medicamentos sem prescrição médica.
- Fartura