Na manhã de quinta-feira (24) foi realizada em frente à Prefeitura de Sarutaiá a abertura da exposição “Todos contra a Dengue”, trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino com o apoio dos pais e a orientações dos educadores das escolas; EMEI – Margarida Alher de Góes e EMEF – Iracema Marcondes de Alcântara. Esta iniciativa também contou com a parceria do Departamento da Saúde, através do setor de ENDEMIAS. Os menores prepararam diversas atividades lúdicas no sistema remoto, como produções de vídeos para as redes sociais e materiais impressos, como cartazes de conscientizações dos perigos do mosquito Aedes aegypti.
Estiveram prestigiando a exposição o vice-prefeito Sérgio Ferrazzi, o presidente da Câmara Jessé Lisboa, os vereadores Pablo Garrote, Wilson, Diego Nunes, Paulinho Silva, o assessor Michel Miron e o agente de ENDEMIAS – Diones Ribeiro. A equipe gestora da educação, bem como todos os professores da rede municipal estiveram no lançamento da exposição, na área externa da Prefeitura, seguindo os protocolos contra a covid-19, mantendo o distanciamento social e utilizando máscara.
“O objetivo da exposição ao ar livre é conscientizar a todos sobre a necessidade de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, ampliar a parceria com a sociedade civil e a Prefeitura na promoção da saúde pública. Nas escolas municipais de ensino infantil, fundamental e até na estadual, as ações de prevenção às arboviroses já fazem parte do curriculum escolar. Aproveito a ocasião, para agradecer nossa equipe da educação, direção, coordenadores, professores e os pais e mães que colaboraram muito com esta iniciativa, fruto das parcerias entre os departamentos da educação e saúde”, comentou a diretora da educação Elenilda Barrado.
Para combater o Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros, o Departamento Municipal de Saúde, conta com o apoio dos servidores de limpeza urbana, dos agentes de ENDEMIAS e os agentes comunitários de saúde. “O combate ao Aedes aegypti, na cidade de Sarutaiá não pode parar! É uma ação continua que além do poder público precisa muito da parceria com os cidadãos, para manter as casas e os quintais protegidos. Não há registros de casos no município e por este motivo o comprometimento e engajamento de todos é a melhor maneira de evitar a proliferação do mosquito transmissor. Parabenizo os trabalhos dos alunos com o apoio dos pais e supervisão dos professores e toda a equipe de saúde e o setor de ENDEMIAS”, argumentou o presidente da Câmara – Jessé Lisboa.
É importante frisar que a exposição ao ar livre – “Todos contra Dengue” permanecerá até segunda-feira (28), em frente o prédio da Prefeitura Municipal (centro de Sarutaiá).
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Região
- Saúde