Um dos grandes problemas enfrentados pelos pecuaristas é a ocorrência de problemas nos cascos dos animais. Com o objetivo de capacitar as pessoas que trabalham ou pretende ingressar nesta área, o Sindicato Rural de Piraju, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, com o total apoio da Prefeitura de Timburi realizaram nesta semana o curso de casqueamento e ferrageamento.
O curso teve carga horária de 40 horas. Foram ensinadas noções sobre contenção do animal, limpeza dos cascos, avaliação adequada do aprumo, modelagem e fixação da ferradura entre outras técnicas para casqueamento e ferrageamento de cavalos. O ferrageamento consiste na colocação das ferraduras na pata do cavalo, como explicou o professor do curso, Kleber Brandão de Godoy. Já o casqueamento consiste no aprumo, limpeza e nivelamento dos cascos do cavalo. As aulas práticas aconteceram na fazenda Palmeiras.
O Veterinário e instrutor do Senar, Kleber Brandão, disse que para fazer o casqueamento, o profissional precisa avaliar o casco do animal e o trabalho previne rachaduras e quebras dos cascos. “O casqueamento previne doenças no casco e dores nas articulações. O animal tem o desgaste natural, contudo, evitar a quebradura, garante mais qualidade de vida ao animal”, explica ao salientar que é recomendado fazer o procedimento de 35 a 40 dias.
Brandão também defendeu a importância dos cuidados preventivos com os equinos. Uma das doenças prejudiciais aos cavalos é a broca. É um fungo encontrado no casco devido à sujeira acumulada. “É preciso fazer a limpeza para prevenir a doença no animal, como por exemplo, o mau cheiro devido à podridão da ranilha, que é a parte inferior do casco e lesões devido ao atrito com o solo. Lesionado, o animal sente dor e desconforto. Fica mais lento e estressado, isso reflete diretamente no seu desempenho”, acrescentou que o ferrageamento auxilia no equilíbrio e favorece a saúde dos cavalos utilizados em solos pavimentados ou com muitas pedras.
Os cursos foram gratuitos e contaram com auxílio da Prefeitura no fornecimento da alimentação aos alunos e alunas. “Quero agradecer a parceria com o Senar e o Sindicato Rural de Piraju, pois temos proporcionado aos nossos moradores muitos cursos de qualificação e tal iniciativa visa à profissionalização da mão obra, seja na área da agricultura como pecuária”, afirmou o prefeito Silvio Polo.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região