Com o aumento do índice de obesidade e sedentarismo de uma forma global, as buscas em serviços de saúde para a melhora da qualidade de vida têm aumentado. Com isso, foi reformulado um projeto no Departamento de Saúde de Sarutaiá, que já havia sido iniciado em 2020, porém com o início da pandemia os encontros foram suspensos. No dia 14 de setembro desse ano, foi realizado o primeiro encontro no grupo que tem como lema a; Perda de Peso e Busca da Qualidade de Vida. O referido projeto é oferecido gratuitamente para todos os interessados, os encontros e pesagem dos participantes são realizados semanalmente, todas as quartas-feiras no Centro de Saúde III do município.
A Fisioterapia Isabela Galheigo é a responsável pela implantação e organização do projeto. No primeiro encontro foi explanado os conteúdos programáticos e o que seria o Projeto sobre Qualidade de Vida e Emagrecimento pela Nutricionista Pollyana Caramaschi. No dia 21 de setembro o tema foi: A importância do exercício físico nas questões físicas e emocionais para o Emagrecimento, com os profissionais de Educação Física da municipalidade, Rodrigo Martins e Adriano Bragança.
Já no dia 28 quem contribuiu para o grupo foi a psicóloga Lisiane Machado abordando o tema: Ansiedade e Emagrecimento, além de uma roda de conversas para melhor interação entre os participantes. “Na última quarta-feira (5) foi realizada a apresentação do cardápio pela nutricionista Pollyanna Caramaschi, como forma de auxiliar a reeducação alimentar e também tivemos a participação do estagiário de odontologia Mateus Garcia junto com o dentista Patrick Coutinho falando sobre a importância da mastigação para o Emagrecimento. Quero agradecer todos os profissionais ligados a rede da saúde que tem nos auxiliado com suas orientações”, afirmou a fisioterapeuta Isabela Galheigo.
É importante salientar que a fisioterapeuta Isabela realiza a pesagem nos dias do encontro com os participantes, para monitorar a evolução individual deles. Também colaboram com o projeto a equipe de enfermagem de Sarutaiá, através da enfermeira Mariana Arcene que faz as aferições de Pressão Arterial e Glicemia para que o participante possa ter fácil acesso aos cuidados de prevenção à saúde.
“Os objetivos do grupo são: Emagrecer de forma saudável, incentivar a prática de exercícios físicos para melhora de questões físicas e emocionais, além de proporcionar um momento de troca de experiências, socialização e possibilitar que a nossa população tenha acesso as orientações nutricionais, com uma dieta equilibrada que traz benefícios ao corpo e a mente”, conclui Galheigo que tem o apoio da diretora de saúde Nani Matos.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Geral