Dos 645 municípios do Estado, a cidade é uma das 77 escolhidas, consolidando-se como referência em desenvolvimento social
Fartura mais uma vez se destaca como protagonista na região ao ser selecionada, junto a Barão de Antonina, para a implantação de cursos do Fundo Social de São Paulo (Fussp). Este feito coloca o município entre os 77 escolhidos em todo o Estado. A notícia foi recebida com entusiasmo pelo prefeito Luciano Filé, primeira-dama Débora Garcia Duarte e pelo presidente do órgão farturense, Carlos Magno, que enfatizam a conquista como resultado de 2 anos e 10 meses de árduo trabalho.
A aprovação de Fartura ocorreu após uma criteriosa avaliação, na qual a cidade não apenas comprovou a disponibilidade de espaço físico, mas também a posse dos equipamentos necessários para as aulas, além de outros requisitos essenciais. Num total de 166 municípios que manifestaram interesse em sediar a Escola de Qualificação Profissional do Fussp, a relevância da conquista de Fartura é ressaltada.
O período para manifestação de interesse encerrou-se em 21 de setembro, e os municípios tiveram a oportunidade de escolher entre 17 modalidades de cursos, abrangendo áreas como Beleza e Bem-Estar, Moda, Gastronomia, Administração e Informática, e Construção Civil.
Carlos Magno expressou sua satisfação com a notícia, destacando não apenas a seleção para os cursos, mas também a aprovação das prestações de contas de Fartura referentes ao ano de 2022, pelo Fussp. Ele antecipou que a assinatura do convênio está próxima, prometendo novidades sobre os seis cursos disponíveis a partir de 2024. Entre eles, cursos inovadores como Beleza e Bem-Estar, Costureiro Avançado e Modelagem, Malha e Agasalho, além de cursos de Informática, do básico ao avançado, incluindo o Excel.
O convênio a ser celebrado entre Fartura e o Fundo Social tem como objetivo central proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Isso não só contribuirá para a inclusão no mercado de trabalho, mas também fomentará ações empreendedoras. O Fundo Social irá transferir recursos para auxiliar no custeio dos professores e na aquisição de insumos utilizados pelos alunos, garantindo condições adequadas para o aprendizado.
"Para nós é um orgulho ver Fartura sendo protagonista mais uma vez na região, como um exemplo de dedicação e comprometimento com o desenvolvimento e a inclusão social", comemora o prefeito Luciano Filé. A lista completa dos 77 municípios selecionados para a implantação dos cursos de qualificação profissional pode ser conferida no link: https://bit.ly/ListadeMunicipios.