Maior objetivo é fazer com que a criança se sinta perto da escola; desta forma, a equipe gestora e professores vão até às famílias, que não estão realizando as atividades disponibilizadas na plataforma
A Coordenadoria Municipal de Educação continua com o trabalho de “Busca Ativa” para combater a exclusão escolar no município. De acordo a coordenadora, Tania Pereira, alguns alunos possuem um perfil de vulnerabilidade que pode ter se intensificado no período de crise.
“A nossa intenção é trazer para dentro da escola, os alunos que por algum motivo, se encontram distantes dela”, destaca. “Tínhamos baixa procura para matrículas do berçário, por meios dessas ações alcançamos resultado positivo, com o aumento das crianças inseridas na rede municipal”, continua.
Atualmente, de acordo com Tania, o maior objetivo é fazer com que a criança se sinta perto da escola. “Desta forma, a equipe gestora e professores vão até as famílias, que não estão realizando as atividades disponibilizadas na plataforma ou de forma para impressa, para alunos que não têm acesso à internet, e pedem para chegarem mais perto das escolas.
As famílias dos alunos também são orientadas a fazer as atividades. Outro destaque da “Busca Ativa” é proximidade desses moradores com a escola. “Assim podemo entender quais dificuldades estão passando e podemos assim ajuda-las de alguma forma”, enfatiza a coordenadora.
A coordenadora Tania salientou que as aulas no município acontecem de forma remota devido à pandemia de Covid-19. As famílias podem acessar a plataforma digital para retirarem as atividades. Já para os munícipes que não têm acesso à internet, a Coordenadoria disponibiliza o material impresso.
Vale ressaltar que, acima de quatro anos de idade, a matrícula na escola é obrigatória em todo o país. Se alguém tiver informação de casos de crianças que não estejam vinculadas à alguma instituição de ensino, a Prefeitura solicita que entre em contato com a Coordenadoria da Educação, que a equipe irá até a família.
Mais informações na sede do órgão, à Rua São Thomas de Aquino, 30, na Vila Nossa Senhora de Fátima, onde era a antiga pré-escola. O atendimento é das 8h às 5h, inclusive no horário e almoço. Telefone: (14) 3382-2366.