Segundo a população, mortandade de peixes foi causada por ações da Usina Hidrelétrica Paranapanema. Cetesb afirmou que vai fazer vistoria no local.
Moradores de Piraju, no interior de São Paulo, registraram vários peixes mortos no Rio Paranapanema nesta segunda-feira (21).
Segundo a população, a mortandade de peixes foi causada por ações da Usina Hidrelétrica Paranapanema. Moradores disseram que a movimentação das comportas reduziu o nível de água e deixou vários peixes presos entre as pedras às margens do rio.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) afirmou, em nota, que não teve conhecimento sobre a situação, mas que "a operação das comportas das usinas deve observar as restrições ambientais, definidas pelo órgão ambiental competente".
Já a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse que vai fazer uma vistoria no local. A TV TEM também entrou em contato com a Enel, órgão responsável pela usina em Piraju, para questionar sobre a atividade, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Fonte: G1